terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aplicativos de decoração para usar no celular

Use as novas tecnologias a favor da sua casa

Além de serem úteis quando o assunto é decoração, esses aplicativos para celular, iPhone e Android têm mais uma coisa em comum: têm disponível uma versão gratuita. Escolher a cor de uma tinta para pintar a parede, calcular o espaço em um ambiente para caber aquele sofá lindo ou mesmo encontrar galerias de fotos com centenas de ambientes para servir de inspiração são algumas das funcionalidades da nossa seleção de aplicativos. Leia abaixo e inspire-se!


  • 1 - Houzz
    Aplicativos para decoração: houzz 













    São mais de 150 mil fotos com sugestões de vários tipos de ambientes. Quartos, salas, banheiros, cozinhas, varandas. Uma enciclopédia virtual de ideias para decorar a casa. É possível compartilhar seus achados nas redes sociais, além de criar um 'livro' só com seus ambientes preferidos, além de visualizar projetos de designers e arquitetos renomados. Para iPad, iPhone e iPod Touch.
    Contraste de barato e caro é tendência na decoração



  • 2 - Home Decorator
    Aplicativos de decoração: Home DecoratorCansou do branquinho na parede da sala? Tire uma foto do ambiente, escolha uma das inúmeras opções de cores do aplicativo e aplique o tom nas paredes que você quer renovar. Capture cores de fotos tiradas na hora e veja como ficam em outros locais. Permite que você use as cores para pintar, também, os móveis. Possui um nivelador que avalia se você instalou uma prateleira, por exemplo, na posição correta. Compatível com Android, iPad, iPhone e iPod Touch.
    Cores transformam o ambiente da sua casa


  • 3 - Mydeco Furnish Your Photo
    Aplicativos de decoração para celular: Mydeco Furnish Your PhotoEscolha entre mais de 500 opções de móveis qual fica melhor no ambiente que você quer decorar. O mais bacana é que o aplicativo é em 3D, o que torna ainda mais real a visualização. Basta tirar a foto de um cômodo e escolher os móveis que se encaixam no local. É possível publicar nas redes sociais e pesquisar a opinião dos amigos. Para iPad, iPhone e iPod Touch.





  • 4 - Magic Plan
    Aplicativos de decoração: Magic PlanApenas tirando fotos em sequência do local, o Magic Plan mede e desenha plantas do ambiente que você quiser, como cozinha, sala, quartos e banheiros sem precisar tirar os móveis do local. Você se localiza no centro do cômodo e gira a câmera 360º, marcando os pontos do local que o aplicativo cria a planta ideal para você. Ideal para quem pensa em reformar a casa. Para iPad, iPhone e iPod Touch.
    Ótimas ideias para cozinha americana



  • 5 - iHandy Level Free
    Aplicativos de decoração: iHandy Level Free 













    Uma espécie de prumo virtual, o aplicativo ajuda a nivelar superfícies, como na hora de acertar um quadro ou uma prateleira na parede. Simples e fácil de manusear, ele necessita apenas que o usuário calibre o aplicativo antes de usar. Mede ângulos, inclinação e a verticalidade de uma parede, por exemplo. Compatível com Android, iPad, iPhone e iPod Touch.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pequenas reformas para final de ano

Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 08/11/2011
 

 

Valorize o espaço

Sala decorada com móveis espelhados
Daniel Sorrentino

O ano chega ao fim e a vontade de renovar tanto o estilo de vida quanto os ambientes que nos cercam aumenta. Gastos com festas, viagens e presentes de natal acabam por consumir boa parte do dinheiro destinado para as despesas de final de ano e a tão sonhada reforma vai ficando sempre para o ano seguinte. Porém, com algumas pequenas mudanças, é possível renovar o visual da casa gastando pouco.


A sugestão das arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, da Borio e Stockler Arquitetura, é priorizar a locomoção no ambiente. "Testar layouts que favoreçam a circulação é ideal para quem vai receber os amigos em casa para as festas de fim de ano. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior, mais aconchegante e repaginada", comenta Mariana.

Fernanda dá a dica de usar espelhos e cores neutras para compor o ambiente. "Espelhos, por exemplo, fazem muita diferença na decoração, pois criam a ilusão de que o espaço é maior, enquanto cores neutras e leves criam um ar aconchegante no espaço", comenta a arquiteta.

Outra sugestão é a mudança nos revestimentos, que têm um custo acessível e não demoram para serem instalados. Conheça algumas opções na próxima página.

Revestimentos e pequenas reformas

Cores claras e objetos modernos renovam o ambiente


Uma outra maneira de repaginar a casa no fim de ano é mudar as cores do ambiente e investir em acessórios de decoração. Para isso, diversas soluções podem ser aplicadas, como uso de tintas, texturas, aplicação de madeira, pedras ou até mesmo um papel de parede. "Para dar um 'up' no visual da casa para as festas de fim de ano, sem grandes transtornos, investir em acessórios ou em mudanças de revestimentos, tanto nas paredes quanto nos móveis, é uma alternativa", indica a arquiteta Calina Mussi. A escolha agrada pelo tempo reduzido da obra e pelos valores, que se adaptam conforme os limites de gasto do cliente.


"Uma boa pedida são os papéis de parede que estão voltando com tudo e com uma gama bem variada. A tendência desta solução prática para as paredes são os papéis decorativos com baixo e alto relevo, que dão uma sensação bacana de volume, além de existirem em diversas cores", comenta Calina.


Outra opção que ajuda a renovar o ambiente é a troca de objetos de decoração, como vasos, quadros e fotografias, por peças atuais, indica Fernanda Borio. Calina complementa sugerindo o uso de tapetes para mudar o visual do cômodo. "Como essa mudança é para a época de festas, na qual a ideia é receber amigos e familiares, os tapetes mais indicados são os indianos de seda, pois são lisos, laváveis e de fácil manutenção", comenta.


A iluminação também é importante para criar um clima intimista ao receber amigos e familiares. Fernanda sugere o uso de abajures e arandelas, ou, para quem dispõe de tempo e quer investir um pouco mais na reforma, a arquiteta recomenda o rebaixamento do teto em gesso. "O gesso rebaixado, mesmo que liso, é essencial para distribuir pontos de iluminação pelo ambiente e torná-lo mais acolhedor", comenta. Outra sugestão dada por Mariana é criar rasgos nas paredes ou eliminá-las completamente. Além de favorecer a iluminação, essa ideia aumenta o espaço ou até mesmo integra outros cômodos, tornando o ambiente mais confortável para receber os convidados em um único lugar.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Curso de Design de Interiores do CES faz sucesso em eventos

Foi um sucesso a IV Feira das Profissões CES/JF, realizada no Campus Academia. Um dos destaques do evento foi a participação do curso de Design de Interiores. Agradecemos ao professor Fred Halfeld pelas fotos.





O curso de Design de Interiores também chamou atenção na Feira do Estudante 2011, realizada entre 4 e 6 de novembro, no La Rocca. As professoras Aline Pimenta e Juliana Menezes, junto com alunos do 3°periodo,  desenvolveram o projeto do stand da instituição e também do curso de Gastronomia, que teve uma cozinha funcionando durante o evento. 


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Abertas inscrições para concurso de decoração natalina em Matias Barbosa

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso de decoração natalina da Prefeitura de Matias Barbosa. Podem participar imóveis residenciais, condomínios residenciais e ruas e avenidas, todos separados por categorias, cada uma com parâmetros de julgamento específicos. Os interessados devem se inscrever na Biblioteca Municipal da cidade (Centro Cultural), que fica na Praça da Bandeira s/n, ou pelo e-mail: cultura.turismo@matiasbarbosa.mg.gov.br . O prazo termina no dia 10 de dezembro,
*Mais informações sobre inscrição, julgamento, premiação e resultado no Edital ou pelo telefone (32) 3273-3084

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

15 ideias simples e econômicas para se inspirar

Ter uma casa linda e aconchegante nem sempre é sinônimo de gastar muito dinheiro. Selecionamos boas dicas da versão carioca da mostra Morar Mais por Menos para você transformar o visual dos ambientes, sem prejudicar seu orçamento

Texto Vanessa Lima

Inspiração é o que não falta para os arquitetos, decoradores e paisagistas que projetaram os 75 ambientes da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro. A oitava edição do evento trouxe ideias que cabem no bolso e ainda tem foco na sustentabilidade. Lá, rodas de bicicleta viram lustres, latinhas se transformam em vasos e caixotes ganham função de estante. E estas são apenas algumas das dicas.

Além de enfatizar a reciclagem de objetos que iriam para o lixo, a mostra incentiva as parcerias com ONGs e cooperativas. “Assim, geramos renda para artesãos e comunidades carentes e valorizamos as peças artesanais, que são ambientadas de forma sofisticada ou descolada por nossos arquitetos e decoradores", explica
Lígia Schuback, que organiza o evento em parceria com Sabrina Schuback Rocha.

Casa e Jardim selecionou 15 ideias econômicas e fáceis de fazer em casa. Aproveite as dicas e transforme sua decoração:

O melhor da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro


 Marcelo Schuback

HORTA NA LATINHA
A falta de espaço e de dinheiro não é impedimento para quem quer ter temperos sempre à mão na cozinha. Esta horta, criada pelas arquitetas Joana Di Marino e Andrea Penna, é prova disso. As plantas foram colocadas em embalagens de leite e chocolate em pó reaproveitadas e fixadas na parede com cabos de aço. “Faça os furos em uma altura que impeça o vazamento da água, na hora de regar”, explica Joana. “Aqui, escolhemos ervas e temperos, mas dá para cultivar outras espécies, desde que sejam pequenas e leves”, completa.
..........................................................................................................................................................................................................................

 Marcelo Schuback


PUFES DIFERENTES
Uma ótima solução para quem costuma receber visitas é ter assentos curingas para acomodar a todos. No ambiente assinado por Celina Mello Franco e Rosa Vreuls, as latas viram pufes e cumprem muito bem esse papel. Dá para se inspirar e fazer em casa, mas as que foram utilizadas no projeto vêm prontas e são da Corporação de Ofícios. “Nossa proposta privilegia o relacionamento entre as pessoas”, diz Celina.
.........................................................................................................................................................................................................................

LIVROS ATÉ NO TETO
Se as prateleiras comuns ficaram pequenas para guardar todos os livros, aproveite esta ideia e ganhe mais espaço. Na proposta da arquiteta Isabela Saramago, a estante ocupa a parede e ainda invade parte do teto, formando um “L”. Uma barra de alumínio pintada segura os livros. Neste projeto, a estante ocupa 10 m² e suporta até 200 livros”, explica a autora.
 Marcelo Schuback

..........................................................................................................................................................................................................................

 Marcelo Schuback


GELADEIRA-LOUSA
Pense bem antes de trocar sua geladeira. Em vez de descartar aquele modelo antiguinho, por que não restaurá-lo, deixando-o com um visual mais contemporâneo? Foi o que fizeram Felipe Torres e Jakeline Dutra, da Imagina! Arquitetura, no ambiente Cozinha do Rapaz. “Usamos tinta esmalte sintética fosca. É necessário lixar toda a geladeira e depois aplicar a tinta com pistola”, diz Felipe.
........................................................................................................................................................................................................................


O MÓVEL VIROU BANCADA
Ainda no ambiente criado pela Imagina!, uma outra boa dica: a antiga escrivaninha virou uma bancada esperta, com direito a cooktop e horta. “Esta adaptação pode ser feita com qualquer móvel, desde que respeite as medidas necessárias para embutir o fogão. Também é importante pensar na ergonomia, na hora de cozinhar. Quanto à horta, basta colocar os vasinhos dentro da gaveta. Assim, os temperos ficam próximos às panelas”, conta o arquiteto Felipe Torres.
 Marcelo Schuback 
 Fonte: Casa e Jardim