quarta-feira, 6 de julho de 2011

JF sediará Bienal de Arquitetura em setembro

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Juiz de Fora (IAB), o evento irá exibir trabalhos de profissionais e estudantes

Por Raphaela Ramos

Entre os dias 15 e 25 de setembro, acontece na cidade a I Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Juiz de Fora (IAB), o evento irá exibir trabalhos de profissionais e estudantes. Segundo o presidente do IAB, Marcos Olender, a proposta ambiciosa vem sendo elaborada há algum tempo. "Discutir arquitetura e urbanismo é discutir qualidade de vida", complementa ele, informando que o tema da bienal é a própria produção arquitetônica contemporânea da região. "Essa é a primeira, por isso, está mais aberta. Era preciso fazer e debater."

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) será ocupado pelas variadas atividades. Na "Exposição geral de arquitetos", os profissionais poderão inscrever um único projeto em uma das quatro categorias: residencial (unifamiliar ou multifamiliar), empresarial (comercial, corporativo ou industrial), institucional (urbanismo, hospitalar, educacional e obras públicas) e interiores (interior, design ou paisagismo). O melhor em cada grupo será premiado, assim como o trabalho que mais se destacar de forma geral (Prêmio Arthur Arcuri). Os vencedores estarão automaticamente selecionados para a mostra do Departamento de Minas Gerais do IAB na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada entre os meses de outubro e dezembro.

Para participar, é preciso ter registro de arquiteto ou urbanista e ser atuante na Zona da Mata ou no Campo das Vertentes. O edital será aberto no próximo dia 11 e seguirá até 10 de agosto. Os interessados devem entregar ou enviar pelo correio a ficha de inscrição preenchida e assinada, o comprovante de pagamento da taxa e o material de apresentação da obra. A sede do IAB fica na Rua Espírito Santo 1095/302, Centro. Outras informações e o edital estão disponíveis no site www.iabjf.org.br. O evento incluirá também exposição e premiação para estudantes de Juiz de Fora e Viçosa (Prêmio Hélio Novak).

Caminhos para a cidade
Paralelo à bienal, nos dias 17 e 18 de setembro, o II Seminário Caminhos para a Cidade trará nomes relevantes do cenário nacional - como, por exemplo, representantes do Ministério da Cultura - para refletir sobre a arquitetura e o urbanismo da região. De acordo com Marcos Olender, a intenção é saber o que mudou desde a primeira edição do evento, em 2008. "Queremos, cada vez mais, interiorizar os debates", afirma Olender, acrescentando que a bienal é a primeira regional do país. A I Conferência Estadual de Arquitetura de Minas Gerais também está agendada para a ocasião, já que a iniciativa nacional deve acontecer até o final do ano na capital paulista.

Trajetórias
A empreitada traz ainda exposições históricas, como "Arquitetos modernistas de Juiz de Fora e Cataguases", que apresenta as trajetórias de Arthur Arcuri e Luzimar Cerqueira de Góes Telles. Na sala Juiz de Fora, o artista plástico Ramón Brandão expõe "Juiz de Fora em maquetes". A mostra "Dessinis e croquis - o poeta da arquitetura em Paris", com reflexões e desenhos de Oscar Niemeyer que já foram exibidos na cidade em 2008, também estará disponível ao público. Segundo Marcos Olender, a bienal deve ter entrada franca, com exceção dos seminários.

Fonte: Jornal Tribuna de Minas




Mais informações no site do Instituto dos Arquitetos do Brasil (http://www.iabjf.org.br/publicacoes.php?cont=75)

Os estudantes interessados em participar do evento devem ficar ligados, pois haverá premiação para Trabalhos de Curso dos alunos das universidades federais de Juiz de Fora e Viçosa e do curso de AU do CES/JF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário