sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vãos sob escadas podem ser transformados em pequenos ambientes

Especialista lembra que é importante que o ambiente onde a escada está localizada seja avaliado antes de ser pensado o que será instalado debaixo dos degraus


Aline Furtado
Repórter
26/5/2011


Escada
Para quem tem escada em casa ou pretende construir uma residência que conte com os degraus, a dica é pensar no vão localizado embaixo da escada, que pode ser transformado em um pequeno ambiente. Afinal, cada centímetro pode, sim, fazer a diferença e o espaço, se bem aproveitado, é capaz ganhar uma função.

Para começar, a arquiteta e coordenadora do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES), Mariane Garcia Unanue, sugere que é importante avaliar se vale ou não a pena fechar o espaço embaixo dos degraus. "O risco de se fechar é acabar deixando o ambiente pesado devido ao vão todo preenchido sob a escada."

Em um ambiente pequeno, que já contém muitas informações visuais, por exemplo, fechar todo o vão pode fazer com que a sensação de espaço seja ainda menor. "Caso o ambiente seja grande e a altura do vão também seja grande, é possível criar muita coisa, inclusive um ambiente inteiro embaixo da escada. O que vai determinar este espaço é o formato da escada, que pode ser curva, reta etc."

Escada Escada


Mariane afirma que é possível aproveitar o vão para abrigar home-cine, armários para televisão, armários tipo roupeiros, adegas, entre outras utilidades. "Mais tradicionalmente, as pessoas costumam usar para criar jardins internos. Contudo, é possível ampliar copas e cozinhas, com a colocação de mesas sob os degraus, por exemplo."

A arquiteta destaca que é importante que o ambiente e o formato da escada sejam considerados quando se pretende utilizar o vão. "É preciso que haja harmonia. No caso de uma escada feita de material nobre, por exemplo, deve-se usar o espaço de forma a valorizar a escada." Além disso, é fundamental que o projeto de utilização de vãos sob escadas considerem o ambiente como um todo, não apenas a escada propriamente dita. "Só assim é possível que haja coerência."


Escada Escada Escada
Escadas
Embora não exista uma tendência que dite materiais a serem usados nas escadas, hoje em dia, segundo Mariane, os mais usados têm sido madeira, além de escadas confeccionadas em concreto com acabamento em mármore ou outros tipos de revestimento. "As escadas feitas em material metálico podem conferir um ar moderno ao ambiente. E escada de metal não deve ser necessariamente a conhecida escada caracol."

Nenhum comentário:

Postar um comentário