segunda-feira, 4 de julho de 2011

Exposição no Spazio Design traz maquetes de ambientes inspirados na obra de mestres da pintura

Termina hoje, `as 20h, o período de visitação da II Mostra de Trabalhos dos alunos do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES/JF). A exposição foi um grande sucesso! Confira abaixo reportagem publicada no jornal Tribuna de Minas (http://www.tribunademinas.com.br/cultura/morando-com-arte-1.492798).

 

30 de Junho de 2011 - 18:47

Exposição no Spazio Design traz maquetes de ambientes inspirados na obra de mestres da pintura

Por Leonardo Toledo
Celina Amabili utilizou temática antropofágica do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral
Celina Amabili utilizou temática antropofágica do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral

Um piso que lembra as ondas do calçadão de Copacabana, um cabideiro em formato de cactus, paredes com o colorido de Romero Britto. Essas são algumas das ideias dos alunos do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES/JF), materializadas nas maquetes em exposição no Spazio Design. A mostra, em cartaz até segunda, reúne modelos inspirados na obra de grandes mestres da pintura e do paisagismo, além de um ambiente criado nos moldes dos projetos para a MasterCasa, evento previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, em um casarão na Rua Silva Jardim.

Leonardo da Vinci, Matisse, Renoir e Picasso estão entre os nomes eleitos pelos alunos do primeiro período do curso para desenvolver seus trabalhos. As referências aparecem em cores e formas utilizadas para criar um quarto em maquetes do tamanho de uma caixa de sapato. Assim, o amarelo intenso de Van Gogh cobre uma das paredes, enquanto um imenso girassol decora o ambiente. Já a tela "Abaporu", de Tarsila do Amaral, é a inspiração para uma cama em formato de pé e uma luminária no papel de sol. Uma das citações mais criativas está na maquete de Giovana Panoeiro, inspirada em Salvador Dalí, em que o mobiliário, pregado no teto, só é visível através do espelho que cobre o chão. "Os alunos pesquisam um determinado artista e pegam aspectos que possam resultar em elementos para a criação de ambientes", explica o professor Petrillo, responsável pelas disciplinas "Estudo da forma" e "Desenhos de croquis". "Neste trabalho, os alunos puderam utilizar aspectos formais e referências para projetar um espaço conceito", complementa a coordenadora do curso, Mariane Garcia Unanue.

Sustentabilidade
Além de fazer referência a artistas consagrados, os projetos também incorporam a temática da sustentabilidade. Todas as maquetes empregam materiais reaproveitados, como embalagens, garrafas plásticas e pedaços de papel de presente. "Queremos despertar essa habilidade nos alunos. A ideia é fazer muito com pouco. Com isso, podemos despertar um olhar diferente nas pessoas", observa Petrillo.

A utilização de materiais alternativos também se faz presente em outros ambientes que integram a mostra, como o bar temático criado por alunas do segundo período do curso. Estudantes da mesma turma ainda foram responsáveis pela criação de uma maquete em grande escala, representando todos os espaços domésticos de uma residência, incluindo móveis, objetos de decoração e equipamentos domésticos. As medidas e os padrões do Master Casa serviram de parâmetro para os alunos. Além de Petrillo e Mariane Unanue, os trabalhos contaram com a orientação dos professores Cadu Ribeiro, Aline Marques, Frederico Halfeld e Fernando Lima.

2ª MOSTRA DO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES DO CES/JF
Visitação das 10h às 20h. Até segunda
Spazio Design
(Ladeira Alexandre Leonel)

Galeria de Imagens
Mais imagens de trabalhos dos estudantes estão disponíveis no blog: http://estudodaforma.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário