sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vãos sob escadas podem ser transformados em pequenos ambientes

Especialista lembra que é importante que o ambiente onde a escada está localizada seja avaliado antes de ser pensado o que será instalado debaixo dos degraus


Aline Furtado
Repórter
26/5/2011


Escada
Para quem tem escada em casa ou pretende construir uma residência que conte com os degraus, a dica é pensar no vão localizado embaixo da escada, que pode ser transformado em um pequeno ambiente. Afinal, cada centímetro pode, sim, fazer a diferença e o espaço, se bem aproveitado, é capaz ganhar uma função.

Para começar, a arquiteta e coordenadora do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES), Mariane Garcia Unanue, sugere que é importante avaliar se vale ou não a pena fechar o espaço embaixo dos degraus. "O risco de se fechar é acabar deixando o ambiente pesado devido ao vão todo preenchido sob a escada."

Em um ambiente pequeno, que já contém muitas informações visuais, por exemplo, fechar todo o vão pode fazer com que a sensação de espaço seja ainda menor. "Caso o ambiente seja grande e a altura do vão também seja grande, é possível criar muita coisa, inclusive um ambiente inteiro embaixo da escada. O que vai determinar este espaço é o formato da escada, que pode ser curva, reta etc."

Escada Escada


Mariane afirma que é possível aproveitar o vão para abrigar home-cine, armários para televisão, armários tipo roupeiros, adegas, entre outras utilidades. "Mais tradicionalmente, as pessoas costumam usar para criar jardins internos. Contudo, é possível ampliar copas e cozinhas, com a colocação de mesas sob os degraus, por exemplo."

A arquiteta destaca que é importante que o ambiente e o formato da escada sejam considerados quando se pretende utilizar o vão. "É preciso que haja harmonia. No caso de uma escada feita de material nobre, por exemplo, deve-se usar o espaço de forma a valorizar a escada." Além disso, é fundamental que o projeto de utilização de vãos sob escadas considerem o ambiente como um todo, não apenas a escada propriamente dita. "Só assim é possível que haja coerência."


Escada Escada Escada
Escadas
Embora não exista uma tendência que dite materiais a serem usados nas escadas, hoje em dia, segundo Mariane, os mais usados têm sido madeira, além de escadas confeccionadas em concreto com acabamento em mármore ou outros tipos de revestimento. "As escadas feitas em material metálico podem conferir um ar moderno ao ambiente. E escada de metal não deve ser necessariamente a conhecida escada caracol."

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Saiba mais sobre o curso de Design de Interiores do CES

Termina hoje o prazo de inscrições dos aprovados no vestibular tradicional para o segundo semestre do CES/JF. Os alunos que perderam o exame, mas querem cursar a faculdade devem estar atentos. Começam na próxima segunda-feira, dia 11, as inscrições para o vestibular eletrônico. O número de vagas remanescentes ainda não foi divulgado.

Mais informações no site http://vestibular.cesjf.br/

Conheça aqui mais detalhes sobre o Superior de Tecnologia em Design de Interiores, pioneiro na Zona da Mata:

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores está estruturado em 04 períodos/semestres.
Após cada período, será disponibilizado ao aluno concluinte o certificado relativo ao conjunto de
disciplinas:
1o período: Certificado de Introdução ao Design de Ambientes;
2o período: Certificado de Técnicas de Design de Ambientes Residenciais;
3o período: Certificado de Técnicas de Design de Ambientes Comerciais;
4o período: Certificado de Tecnólogo em Design de Interiores.
OBS.: O 4o período só poderá ser cursado pelo aluno regular (1o, 2o e 3o períodos concluídos).

DISCIPLINAS 1o período 
Design de Interiores I  
Antropologia Aplicada ao Design de Interiores
Geometria Gráfica
Estudo da Forma
Técnicas de Representação I
Desenho e Croquis
Psicologia Ambiental
História das Artes e do Design I
Atividades Complementares 

DISCIPLINAS 2o período
Design de Interiores II 
Ergonomia
Maquetes e Protótipos 
História das Artes e do Design II
Técnicas de Representação II
Perspectiva e Cor
Informática Aplicada ao Interior de Design I
Prática do Design de Ambientes Residenciais
Atividades Complementares 

DISCIPLINAS 3o período
Design de Interiores III 
Materiais e Processos I
Iluminação Aplicada ao Design de Interiores 
Informática Aplicada ao Design de Interiores II 
História do Mobiliário I 
Design de Mobiliário I 
Gestão e Prática Profissional 
Instalações Prediais
Prática do Design de Ambientes Comerciais
Atividades Complementares 

DISCIPLINAS 4o período
Design de Interiores IV  
Paisagismo Aplicado ao Design de Interiores
História do Mobiliário II
Design de Mobiliário II 
Informática Aplicada ao Design de Interiores III 
Gerenciamento de Projetos e Obras
Materiais e Processos II
Acústica
Prática do Design de Ambientes Temporários 

Atividades Complementares 
Trabalho de Conclusão de Curso

- Carga Horária das Disciplinas Básicas  1602 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso 36 horas 

- Atividades Complementares 108 horas
- Carga Horária Total 1746 horas
Obs.: A disciplina Libras será oferecida como opcional, com 36 horas.

JF sediará Bienal de Arquitetura em setembro

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Juiz de Fora (IAB), o evento irá exibir trabalhos de profissionais e estudantes

Por Raphaela Ramos

Entre os dias 15 e 25 de setembro, acontece na cidade a I Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Juiz de Fora (IAB), o evento irá exibir trabalhos de profissionais e estudantes. Segundo o presidente do IAB, Marcos Olender, a proposta ambiciosa vem sendo elaborada há algum tempo. "Discutir arquitetura e urbanismo é discutir qualidade de vida", complementa ele, informando que o tema da bienal é a própria produção arquitetônica contemporânea da região. "Essa é a primeira, por isso, está mais aberta. Era preciso fazer e debater."

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) será ocupado pelas variadas atividades. Na "Exposição geral de arquitetos", os profissionais poderão inscrever um único projeto em uma das quatro categorias: residencial (unifamiliar ou multifamiliar), empresarial (comercial, corporativo ou industrial), institucional (urbanismo, hospitalar, educacional e obras públicas) e interiores (interior, design ou paisagismo). O melhor em cada grupo será premiado, assim como o trabalho que mais se destacar de forma geral (Prêmio Arthur Arcuri). Os vencedores estarão automaticamente selecionados para a mostra do Departamento de Minas Gerais do IAB na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada entre os meses de outubro e dezembro.

Para participar, é preciso ter registro de arquiteto ou urbanista e ser atuante na Zona da Mata ou no Campo das Vertentes. O edital será aberto no próximo dia 11 e seguirá até 10 de agosto. Os interessados devem entregar ou enviar pelo correio a ficha de inscrição preenchida e assinada, o comprovante de pagamento da taxa e o material de apresentação da obra. A sede do IAB fica na Rua Espírito Santo 1095/302, Centro. Outras informações e o edital estão disponíveis no site www.iabjf.org.br. O evento incluirá também exposição e premiação para estudantes de Juiz de Fora e Viçosa (Prêmio Hélio Novak).

Caminhos para a cidade
Paralelo à bienal, nos dias 17 e 18 de setembro, o II Seminário Caminhos para a Cidade trará nomes relevantes do cenário nacional - como, por exemplo, representantes do Ministério da Cultura - para refletir sobre a arquitetura e o urbanismo da região. De acordo com Marcos Olender, a intenção é saber o que mudou desde a primeira edição do evento, em 2008. "Queremos, cada vez mais, interiorizar os debates", afirma Olender, acrescentando que a bienal é a primeira regional do país. A I Conferência Estadual de Arquitetura de Minas Gerais também está agendada para a ocasião, já que a iniciativa nacional deve acontecer até o final do ano na capital paulista.

Trajetórias
A empreitada traz ainda exposições históricas, como "Arquitetos modernistas de Juiz de Fora e Cataguases", que apresenta as trajetórias de Arthur Arcuri e Luzimar Cerqueira de Góes Telles. Na sala Juiz de Fora, o artista plástico Ramón Brandão expõe "Juiz de Fora em maquetes". A mostra "Dessinis e croquis - o poeta da arquitetura em Paris", com reflexões e desenhos de Oscar Niemeyer que já foram exibidos na cidade em 2008, também estará disponível ao público. Segundo Marcos Olender, a bienal deve ter entrada franca, com exceção dos seminários.

Fonte: Jornal Tribuna de Minas




Mais informações no site do Instituto dos Arquitetos do Brasil (http://www.iabjf.org.br/publicacoes.php?cont=75)

Os estudantes interessados em participar do evento devem ficar ligados, pois haverá premiação para Trabalhos de Curso dos alunos das universidades federais de Juiz de Fora e Viçosa e do curso de AU do CES/JF.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Exposição no Spazio Design traz maquetes de ambientes inspirados na obra de mestres da pintura

Termina hoje, `as 20h, o período de visitação da II Mostra de Trabalhos dos alunos do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES/JF). A exposição foi um grande sucesso! Confira abaixo reportagem publicada no jornal Tribuna de Minas (http://www.tribunademinas.com.br/cultura/morando-com-arte-1.492798).

 

30 de Junho de 2011 - 18:47

Exposição no Spazio Design traz maquetes de ambientes inspirados na obra de mestres da pintura

Por Leonardo Toledo
Celina Amabili utilizou temática antropofágica do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral
Celina Amabili utilizou temática antropofágica do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral

Um piso que lembra as ondas do calçadão de Copacabana, um cabideiro em formato de cactus, paredes com o colorido de Romero Britto. Essas são algumas das ideias dos alunos do curso de Design de Interiores do Centro de Ensino Superior (CES/JF), materializadas nas maquetes em exposição no Spazio Design. A mostra, em cartaz até segunda, reúne modelos inspirados na obra de grandes mestres da pintura e do paisagismo, além de um ambiente criado nos moldes dos projetos para a MasterCasa, evento previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, em um casarão na Rua Silva Jardim.

Leonardo da Vinci, Matisse, Renoir e Picasso estão entre os nomes eleitos pelos alunos do primeiro período do curso para desenvolver seus trabalhos. As referências aparecem em cores e formas utilizadas para criar um quarto em maquetes do tamanho de uma caixa de sapato. Assim, o amarelo intenso de Van Gogh cobre uma das paredes, enquanto um imenso girassol decora o ambiente. Já a tela "Abaporu", de Tarsila do Amaral, é a inspiração para uma cama em formato de pé e uma luminária no papel de sol. Uma das citações mais criativas está na maquete de Giovana Panoeiro, inspirada em Salvador Dalí, em que o mobiliário, pregado no teto, só é visível através do espelho que cobre o chão. "Os alunos pesquisam um determinado artista e pegam aspectos que possam resultar em elementos para a criação de ambientes", explica o professor Petrillo, responsável pelas disciplinas "Estudo da forma" e "Desenhos de croquis". "Neste trabalho, os alunos puderam utilizar aspectos formais e referências para projetar um espaço conceito", complementa a coordenadora do curso, Mariane Garcia Unanue.

Sustentabilidade
Além de fazer referência a artistas consagrados, os projetos também incorporam a temática da sustentabilidade. Todas as maquetes empregam materiais reaproveitados, como embalagens, garrafas plásticas e pedaços de papel de presente. "Queremos despertar essa habilidade nos alunos. A ideia é fazer muito com pouco. Com isso, podemos despertar um olhar diferente nas pessoas", observa Petrillo.

A utilização de materiais alternativos também se faz presente em outros ambientes que integram a mostra, como o bar temático criado por alunas do segundo período do curso. Estudantes da mesma turma ainda foram responsáveis pela criação de uma maquete em grande escala, representando todos os espaços domésticos de uma residência, incluindo móveis, objetos de decoração e equipamentos domésticos. As medidas e os padrões do Master Casa serviram de parâmetro para os alunos. Além de Petrillo e Mariane Unanue, os trabalhos contaram com a orientação dos professores Cadu Ribeiro, Aline Marques, Frederico Halfeld e Fernando Lima.

2ª MOSTRA DO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES DO CES/JF
Visitação das 10h às 20h. Até segunda
Spazio Design
(Ladeira Alexandre Leonel)

Galeria de Imagens
Mais imagens de trabalhos dos estudantes estão disponíveis no blog: http://estudodaforma.blogspot.com/