sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prêmio Olga Krell de Decoração

Texto Renacha Batista | Foto Divulgação

A On Line Editora prorrogou ATÉ 30 DE SETEMBRO as inscrições para a quarta edição do Prêmio On Line Editora Olga Krell de Decoração. Arquitetos, designers de interiores, paisagistas e decoradores de todo o Brasil poderão concorrer com um projeto em até cinco categorias: casas, apartamentos, paisagismo, ambientes comerciais e mostras ocorridas entre 2010 e 2011.

Para inscrever-se, preencha a ficha de inscrição e o contrato de cessão de direitos autorais e envie por correio juntamente com fotos digitais em alta resolução dos projetos executados. Os dados para envio são: On Line Editora - Caixa Postal 061085, CEP 05001-970, São Paulo-SP, A/C Revista Decoração e Estilo CASA.

Os 15 melhores trabalhos (três de cada categoria) serão publicados na primeira edição da revista Decoração & Estilo CASA após a cerimônia de premiação promovida pela On Line Editora, que será aberta a todos os profissionais que tiverem formalizado a inscrição para participar do prêmio.

Todos os projetos não classificados poderão também ser publicados em futuras edições da revista desde que estejam de acordo com as exigências do regulamento.
Fonte: Portal Decoração

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começa Bienal de Arquitetura no Mascarenhas

Primeira edição inclui seminário, mostras e homenagens a pioneiros do modernismo no país em dez dias de evento

Por LEONARDO TOLEDO


Primeiro evento do gênero realizado no interior do país, a Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes promete mostrar como o espaço idealizado no papel influencia diretamente a qualidade de vida da população. Pelos próximos dez dias, o evento vai tomar conta do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), com uma programação que inclui uma mostra competitiva, homenagens a importantes nomes da arquitetura brasileira, palestras e um seminário que vai discutir o futuro da região."Debater a produção do espaço é debater a qualidade de vida", sintetiza o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Juiz de Fora (IAB-JF), Marcos Olender.

"É um encontro de estudiosos, mas não só isso. Não importa a profissão, somos todos cidadãos", enfatiza Olender, ressaltando a arquitetura como um instrumento de elaboração do ambiente urbano e de manifestação cultural. Surgida na gestão do arquiteto Mauro Campello na IAB-JF, a ideia da bienal passou por um período de quase três anos de amadurecimento antes de sair do papel. Em sua primeira edição, o evento já traz no nome a intenção de periodicidade. "Queremos não só que o evento se repita, mas que sirva de modelo para outras regiões do país", diz Olender.

Ocupando a Galeria Arlindo Daibert, a mostra competitiva reunirá trabalhos de 40 arquitetos. Os projetos em exposição disputarão prêmio em quatro categorias: residencial; institucional; empresarial e interior, paisagismo e design. Haverá, ainda, o troféu Artur Arcuri, conferido ao melhor projeto, independente do segmento em que estiver inscrito. Os cinco premiados terão lugar garantido na Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Na modernidade e além
A edição inaugural da bienal regional faz uma homenagem aos arquitetos mineiros Arthur Arcuri e Luzimar Cerqueira de Góes Telles, pioneiros do modernismo no país. Falecido em 2010, Arcuri foi responsável por um legado arquitetônico que inclui o Campus da UFJF e a estrutura do Marco do Centenário, que abriga mosaico de Di Cavalcanti. A exposição destaca a biografia dos arquitetos, pontuadas por fotos de diferentes fases de sua vida, além de imagens de obras e croquis de projetos. A galeria também abre espaço para o trabalho de Góes Telles, autor de diversos trabalhos que marcam o cenário modernista de Cataguases, como o conjunto da Praça Santa Rita.
Os visitantes da bienal também poderão conferir a reapresentação da mostra "Dessinis e croquis - o poeta da arquitetura em Paris", dedicada a Oscar Niemeyer. A exposição, que traz desenhos e pensamentos do célebre arquiteto brasileiro, foi apresentada pela primeira vez em Juiz de Fora em 2009, em comemoração aos dez anos da IAB-JF.

Completa o circuito expositivo uma mostra de miniaturas produzidas pelo artista plástico Ramon Brandão, em cartaz na galeria alternativa do CCBM. Entre os edifícios retratados, estão alguns demolidos, mas que ainda fazem parte do imaginário da cidade, a exemplo do Colégio Stella Central.
Na palestra inaugural, os juiz-foranos também terão a oportunidade de conhecer as ideias do mineiro Sylvio de Podestá, considerado um dos modernizadores da arquitetura brasileira na década de 1980. Podestá assina, entre outros, os projetos do Memorial Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG); o Palácio Arquiepiscopal de Mariana; o Teatro de Londrina e a Sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte.

Espaço urbano em pauta
Realizado nos dias 17 e 18, o II Seminário Caminhos da Cidade retoma uma discussão iniciada há três anos, quando aconteceu sua primeira edição. Englobado pela bienal, o evento dá continuidade ao debate, tratando dos rumos da cidade diante dos desafios impostos pelo crescimento e outras questões contemporâneas da realidade urbana. Estão confirmadas as presenças de representantes do Governo federal, como o diretor do departamento de Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Daniel Todtmann, e o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Costa do Nascimento.

Questões referentes à classe profissional também terão lugar no evento. A bienal receberá um encontro da Câmara de Arquitetura do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (Crea-MG), em que será debatida a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Fonte: Tribuna de Minas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Velha Casa Nova

Pela primeira vez em Juiz de Fora, MasterCasa reúne 28 espaços decorados por profissionais da cidade

Por RENATA BRUM


Acreditar em um sonho e ter a casa totalmente reformada sem gastar nenhum centavo. Qualquer semelhança com o quadro "Lar doce lar", do Luciano Hulk, é mera coincidência e não aconteceu por acaso. Na busca de um local para realizar o Master Casa em Juiz de Fora, as organizadoras do evento, as arquitetas Cristina Chimelli e Kity Amaral, com a decoradora Mara Medina e a empresária Valéria Rezende, escolheram um belo casarão da década de 1960, na Rua Silva Jardim 430, no Santa Helena, região central de Juiz de Fora. A proprietária do imóvel, a dentista aposentada Maria Aparecida, acreditou na proposta e deixou a casa onde morou mais de 39 anos para alugar um apartamento até que as obras ficassem prontas. Ela se emocionou ao ver a residência em que morava com o marido, já falecido, e as três filhas, totalmente de cara nova.

E não com uma cara qualquer. Toda a reforma foi assinada por nomes de peso da arquitetura e do design de interiores de Juiz de Fora e trouxe para a cidade uma mostra com os mais atuais conceitos do mercado: sustentabilidade, acessibilidade, automação, conforto e qualidade, sem deixar de lado a beleza. A ambientação da casa, dividida em 28 espaços, foi baseada em um contexto que envolve uma família fictícia composta por um casal com dois filhos - um jovem e um bebê. A presença de um morador com necessidades especiais na casa tornou necessário ainda o desenho de um quarto adaptado, totalmente baseado no conceito de desenho universal, segundo os autores do projeto, o arquiteto Luiz Cláudio Cunha e o designer de interiores João Paulo Braga. Além dos quartos, a casa tem SPA, café, cozinha gourmet, adega, um jardim comestível, além de uma galeria de arte em plena área de circulação. Depois do evento, que foi aberto ao público na sexta e se estende até o dia 16 de outubro, a casa será entregue para a dona com todas as benfeitorias físicas, com exceção de móveis, lustres e luminárias.

"Trouxemos o nosso esforço para Juiz de Fora, pois acreditamos no potencial aqui presente. Há duas escolas de arquitetura e uma de design de interiores, e a cidade é muito próxima de Itaipava e do Rio de Janeiro. Há 12 anos, chegamos a desenvolver uma mostra temática de bares e restaurantes, mas agora reiniciamos o processo com o caráter residencial", justifica a organizadora Cristina Chimelli.
A empresária e designer de interiores, Valéria Rezende, aposta na permanência do evento em Juiz de Fora. "O objetivo é que este seja apenas o primeiro de muitos. O mercado imobiliário está aquecido e necessita de profissionais capacitados. E o mais importante: Juiz de Fora tem esses profissionais."

Criatividade
A qualidade e a criatividade se destacam na mostra, que reuniu mais de 400 pessoas, entre eletricistas, pedreiros, marceneiros e montadores. Tendência na Europa, o jardim comestível foi idealizado pela paisagista Cláudia Tabet e executado em parceria com a designer de interiores e também paisagista Nádia Guedes. "Temos alface roxo, salsa, repolho, couve, pés de pêssego, jabuticaba e a capuchinha, flor muito usada em saladas. O bambu entrou na ornamentação de cercas, fontes e na cobertura verde, feita de cebolinhas", explicou Nádia.

As peças de madeira de refugo, usadas na varanda de entrada da casa, integraram o projeto das designers Lucimara Vilela e Nathália Nascimento. "A intenção é dar vida a algo que já está perdido. Essas madeiras geralmente são jogadas fora, e eu as reaproveito na produção dessa linha de móveis", explica Lucimara.

A madeira revestida em preto e a presença do suede em uma das paredes conseguiu transmitir a ideia de austeridade e sofisticação proposta pelas arquitetas Aletheia Westermann e Gabriela Inhan para a adega da casa. No projeto, as garrafas flutuam em nichos pretos,tornando-se o centro das atenções.
Para toda a família

A intenção de reunir toda a família em um único ambiente determinou a escolha dos arquitetos Alex Martins e Katy Barbosa para o cômodo Family Room. A sala íntima confortável e bem planejada conta com espaços para organizar a bagunça, como nichos para CDs, DVDs, mesas de apoio e porta-revistas. Até o espaço para os idosos foi pensado, com cadeiras giratórias. O cachorro da família também ganhou o seu cantinho. "A intenção foi criar aconchego para pais, filhos, e avós, e conseguimos isso com a iluminação. A aposta na marcenaria também nos possibilitou criar móveis para organizar a bagunça e um canto para que o filho jovem possa utilizar a internet, dividindo o mesmo espaço com os pais que estiverem vendo TV, por exemplo", explicou Katy. 

O ambiente ainda refletiu-se em homenagem ao pioneiro do cinema, o juizforano João Carriço. Dezoito imagens da vida do cineasta foram emprestadas pela família e dispostas em molduras douradas nas paredes da sala, quebrando a modernidade da sala branca, cinza e prata.

Já o quarto do casal remete ao universo lúdico. Um cubo preto com uma obra de arte, de Adélia Sena, em forma de lua a refletir no espelho, empregado em todo o teto, foi a aposta do arquiteto Marcos Cordeiro e da designer Adriana Barros. O uso de vidros, a automatização, a iluminação e o efeito gráfico de um painel reproduzindo a cidade dão o toque desejado. "A ideia é de um cubo mágico, sem início nem fim. Queria que o visitante viajasse um pouco no ambiente", destacou Adriana.

A necessidade de criar também foi o que moveu a parceria entre os artistas visuais Adauto Venturi e Ricardo Cristófaro e as designers de interiores Tânia Vitorino e Joseane Brazil no projeto da circulação. O que parecia ser um ambiente difícil tornou-se algo encantador aos olhos. "Tínhamos o teto, as paredes e o chão para criar. Só, mas foi um desafio bem interessante", destacou Tânia. O uso de LED em esculturas de madeira ao longo do corredor dá movimento ao espaço, e uma escultura de retalhos de espelhos instiga o olhar.

No home office, a arquiteta Márcia Lanna apostou na tecnologia da fibra óptica. Um painel em formato de mapa mundi recebeu vários pontos de fibra óptica para marcar os locais já visitados pelo advogado, dono do escritório. Tons de preto, cinza e azul foram quebrados com a ousadia do amarelo em laca brilho. As samambaias, em alta novamente nos ambientes, reforçaram o bom gosto.

Designer de interiores há mais de 27 anos na cidade, Lucíola Gonçalves fez questão de explicar a intenção do projeto da sala de estar, onde a lareira de mármore romano sobressai aos olhos, e deu dicas para quem não quer errar na hora de decorar. "A ideia foi trazer a contemporaneidade para a sala, mesclando mobiliário em linha reta e detalhes mais clássicos. A mescla é o contemporâneo. Um espaço não pode parecer uma vitrine, precisa de vida. E a vida muitas vezes está nos adornos."

MASTER CASA
De terça a quinta, das 13h às 20h. Sexta e sábado, das 13h às 22h. Domingo, das 10 às 19h. Até 16 de outubro
Casarão na Rua Siva Jardim 430

Fonte: Tribuna de Minas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Home Theater: Organize o canto da TV

Se a sala é pequena, vale investir neste móvel multiuso, que acomoda o aparelho e ainda coloca revistas e CDs em ordem sem roubar muita área. Na parede, o papel estampado faz um belo arremate. Total: R$ 1.879,84.

Reportagem Visual Zizi Carderari
Foto Lufe Gomes 




Papel de parede
Ele deixa o ambiente aconchegante e valoriza o móvel à frente. Da coleção Grafismo, o modelo Mata foi criado pelo designer Marcelo Rosenbaum para a Bobinex. Graças ao fundo branco e ao tom suave da estampa, seu efeito é discreto, porém charmoso. Nesta parede de 2 x 2,60 m de altura, foi gasto apenas um rolo de 10 m x 52 cm de largura (R$ 75). À venda na Adrel. O trabalho de aplicação (R$ 150) coube a Ailton R. Araújo, R$ 225.

Arte com moldura
Intitulada Cachorro (R$ 80), a obra assinada pelo Coletivo Base-V veio da galeria Choque Cultural. Aposte em uma moldura do tipo caixa para valorizá-la. De madeira laqueada, este modelo de 37 x 30 cm (R$ 79) foi feito sob medida pela Moldura Minuto, R$ 159.

Móvel baixo
Com traços retilíneos e tons neutros, a peça de MDF mescla no acabamento laminado com textura de madeira e pintura de poliéster branca. As prateleiras na lateral acomodam CDs e revistas, além do aparelho de som na parte mais alta. O tamanho compacto (1,85 m x 32 cm, altura de 80 cm) não rouba profundidade da sala. Da Duo Casa, R$1.495,84.

Fonte: casa.com.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Veja as fotos da aula magna do curso de Design de Interiores do CES

Foi um sucesso a aula magna do curso superior de tecnologia em Design de Interiores do CES/JF. Uma das personalidades mais fortes e lendárias do design brasileiro, o professor Pedro Luiz Pereira de Souza falou sobre seus projetos no anfiteatro da instituição.

Confira as imagens:












quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Zine Cultural mostra coquetel Mastercasa 2011

Confira o coquetel de inauguração da Mastercasa 2011.


Fonte: Youtube/ TV Zine

A Mastercasa JF segue até o dia 16 de outubro, na Rua Silva Jardim, número 430, no Bairro Santa Helena.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prorrogadas as inscrições para a Bienal de Arquitetura da Zona da Mata

Foram prorrogadas para o dia 6 de setembro, próxima terça-feira, as inscrições para a Bienal de Arquitetura da Zona da Mata. A entrega será na sede do IAB/JF, localizado na Rua Espírito Santo, 1.095/302 - Centro - Juiz de Fora, até 18h. 
 
Foi acordado, também, que cada arquiteto poderá participar com até dois projetos, mantendo-se o valor de inscrição (R$80,00 para sócios com a anuidade de 2011 quitada e R$ 200,00 para não-sócios). Com isso, os profissionais que já entregaram os projetos até 19 de agosto poderão, se quiserem, entregar um segundo trabalho, já estando valendo a inscrição anterior.

A bienal acontecerá entre os dias 15 e 25 de setembro. A exposição dos trabalhos acontecerá no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Outras informações no site: http://www.iabjf.org.br/publicacoes.php